Ponte 25 de Abril

Após o inicio da construção da ponte, o LNEC através da Divisão de Observação de Obras iniciou os estudos relativos á observação da mesma em 1961. Constituíu objectivo fundamental deste trabalho, o estudo do comportamento real da estrutura sob a acção dos diferentes tipos de solicitação, tendo-se em vista a determinação das suas efectivas condições de segurança.

Modelo reduzido do tabuleiro da Ponte para ensaios e o seu ensaio em túnel aerodinâmico

Modelo reduzido do tabuleiro da Ponte para ensaios e o seu ensaio em túnel aerodinâmico

Modelo reduzido do tabuleiro da Ponte para ensaios e o seu ensaio em túnel aerodinâmico (LNEC, década de 60)(+ inf.)
Observação da construção da Ponte 25 de Abril

Observação da construção da Ponte 25 de Abril

Observação das obras de contrução ( LNEC, década de 60)

De início, foi necessário projectar e executar a grande maioria do equipamento de medida, o qual, por ser original, teve de ser efectuado pela Divisão de Observação de Obras e pela Divisão de Estudo e Construção de Aparelhagem do LNEC.

Dispositivos ópticos para medição de deslocamentos da Ponte 25 de Abril

Dispositivos ópticos para medição de deslocamentos
(LNEC, década de 60)(+ inf.)

O trabalho desenvolvido no LNEC pode ser dividido em três partes distintas: observações efectuadas durante a construção (1961-1966), ensaios de carga (Julho de 1966) e observações a longo prazo.

Ensaios de carga da Ponte 25 de Abril
Ensaios de carga (LNEC, década de 60)(+ inf.)

A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção pela empresa norte-americana United States Steel Export Company. Menos de quatro anos após o início dos mesmos, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar.

Maquete da Ponte 25 de Abril

Visita do Presidente do Conselho
às instalações do LNEC para ver a
maquete da Ponte Salazar

Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é alterado para Ponte 25 de Abril.

Ainda que projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, nesta fase só fica preparada para a passagem de veículos rodoviários. É em 1990, que o Governo português procede à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo, do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento. A 30 de Julho de 1999 é inaugurada este novo tipo de travessia.

Vista actual da Ponte 25 de Abril

Vista da Ponte 25 de Abril, actual