Túnel Aerodinâmico

Outro campo de actividade da Observação é a Aerodinâmica Aplicada e o seu desenvolvimento prende-se com a necessidade de melhor caracterizar a acção do vento, já que o aumento da construção em altura, por um lado, e a utilização de materiais que conduzem a estruturas cada vez mais leves, por outro, são factores que acentuam a importância desta acção no dimensionamento estrutural.

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Experimentador do LNEC em ensaios aerodinâmico do modelo reduzido do tabuleiro da Ponte 25 de Abril (LNEC, década de 60)

A consequente tomada de consciência da importância da aerodinâmica das construções leva a que, em projecto, se procure assegurar quer a segurança estrutural, quer o conforto dos utentes. A procura de soluções passa frequentemente pelo recurso a ensaios sobre modelos reduzidos, o que levou o LNEC a projectar e a construir o seu primeiro túnel de vento em 1969. Trata-se de um túnel “aeronáutico” de circuito fechado, com uma câmara de ensaios de 1,2m x 1,0m x 3,0m e velocidade variável de 0 a 50 m/s, e que é ainda hoje uma peça fundamental no sector.

Modelo reduzido do tabuleiro da Ponte para ensaios e o seu ensaio em túnel aerodinâmico (LNEC, década de 60)
Observação e ensaios da Ponte 25 de Abril - Excerto do filme "Aventura Calculada" (ver vídeo)