Apresentação

A avaliação de desempenho dos serviços de abastecimento de água e de águas residuais assume grande relevância para a eficácia e fiabilidade, e para a eficiência e sustentabilidade destes serviços.

Os sistemas de avaliação de desempenho de estações de tratamento de água (ETA) e de águas residuais (ETAR) urbanas desenvolvidos pelo LNEC foram recentemente testados e melhorados em parceria com o grupo Águas de Portugal(1), a AGS, os SMAS Almada e a ERSAR, no âmbito do projecto «PASt21» 2009-2011 - Iniciativa Nacional de Avaliação de Desempenho de ETA e ETAR Urbanas (http://past21.lnec.pt).

Os sistemas desenvolvidos visam maximizar o desempenho operacional, económico e ambiental das infra-estruturas de tratamento de água e de águas residuais existentes e racionalizar novos investimentos. Incluem duas componentes:

  • Avaliação de desempenho global - analisa a estação como um todo através de indicadores de desempenho nos domínios de qualidade da água tratada, eficiência e fiabilidade, utilização de água energia e materiais, gestão de subprodutos, segurança, recursos humanos, recursos económico-financeiros e apoio ao planeamento e projecto;
  •  

  • Avaliação de desempenho operacional - analisa em pormenor cada operação/processo unitário ou etapa de tratamento através de índices de desempenho de qualidade da água tratada, eficiência de remoção e funcionamento dos órgãos.

 

(1) Águas do Algarve, Águas do Centro, Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas do Oeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Simarsul, Simlis, Simria, Simtejo, AdP-Serviços e UNA-PD.

 

Objectivos
  • Sensibilizar os responsáveis pelas entidades gestoras de serviços de águas para a importância da implementação de sistemas de avaliação de desempenho de ETA e ETAR;
  •  

  • Auxiliar os seus quadros técnicos a adquirir competências específicas nesta matéria.
  •  

Descrição

O curso, de 12 h lectivas, combina formação teórica com aplicação prática dos conhecimentos:

  • Componente teórica - cobrirá os aspectos teóricos da avaliação de desempenho e os sistemas para ETA e ETAR, incluindo parâmetros de qualidade e condições-chave de funcionamento dos órgãos de tratamento de água e lamas;
  •  

  • Componente prática - será desenvolvida através de sessões de trabalho de grupo com os formandos. Cada grupo constituirá um caso de estudo e trabalhará dados hipotéticos. Após estabelecerem os objectivos de avaliação, os formandos terão oportunidade de calcular medidas de desempenho e realizar benchmarking, ou seja, comparar com metas, e identificar e priorizar medidas de melhoria de desempenho operacional, económico e ambiental de ETA e ETAR.

O curso constituirá assim um fórum de partilha de conhecimentos e experiências sobre tratamento de água e águas residuais.

 

Destinatários

Técnicos superiores, consultores, investigadores e demais interessados nestas matérias.

 

Formadores

Maria João Rosa, Helena Alegre, Catarina Silva e Pedro Ramalho - Núcleo de Engenharia Sanitária, LNEC.