Artigos da
Revista 110 Julho 2007 |
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VIBRAÇÕES GERADAS POR COMBOIOS DE
ALTA VELOCIDADE. UMA REVISÃO |
João Marcelino |
INFLUÊNCIA DO ESTADO DE TENSÃO DE
UM TÚNEL E DA SAZONALIDADE EM ENSAIOS DE CAMPO EM ARGILA COLAPSÍVEL DO BRASIL |
Renato
P. Cunha André P. Assis Fernando E. R. Marques Charles R. B. Santos |
PROCESSOS EROSIVOS ACELERADOS: COMPORTAMENTO
TEMPORAL E ESPACIAL DE VOÇOROCA |
Marcilene
Dantas Ferreira Osni José
Pejon |
MODELAÇÃO
DE UMA ARGILA – VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL |
Paulo José da Venda Oliveira Luís Joaquim Leal Lemos |
Encapsulamento
de um Solo Contaminado por Óleo Diesel |
Karla
Salvagni Heineck Nilo Cesar Consoli Rodrigo Caberlon Cruz Alexandre Knop |
UM MODELO DE GESTÃO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS PÓS-CONSUMO |
Jayme de
Oliveira Campos Denise Antunes da Silveira |
CARTA DE RISCO DE DANO POR COLAPSO
DE SOLOS PARA A ÁREA URBANA DE ILHA SOLTEIRA (SP), NA ESCALA 1:10.000 |
Cíntia
Magda Gabriel de Oliveira Roger
Augusto Rodrigues José Augusto de Lollo |
VIBRAÇÕES GERADAS POR
COMBOIOS DE ALTA VELOCIDADE. UMA REVISÃO
Vibrations due to high-speed trains. A review
João Marcelino
RESUMO – Em
Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de
vias férreas de alta velocidade. Em diversos países tem-se verificado que a
conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas
características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação
dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios. As linhas de
alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a
velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das
fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos. O presente artigo apresenta
a problemática da geração de vibrações devidas à circulação de comboios, uma
revisão sucinta de alguns métodos existentes para a previsão e análise do
fenómeno e analisa as medidas de mitigação existentes.
SYNOPSIS – In
INFLUÊNCIA DO ESTADO DE TENSÃO DE UM TÚNEL E DA SAZONALIDADE EM ENSAIOS DE CAMPO EM ARGILA COLAPSÍVEL DO BRASIL
Influence of the stress state
induced by a tunnel and the seasonal variability on in situ tests in a
collapsible clay of
Renato P. Cunha
André P. Assis
Fernando E. R. Marques
Charles R. B. Santos
RESUMO – Este trabalho apresenta a discussão do efeito
isolado e simultâneo de variações no estado de tensão e umidade natural (ou
sucção) do solo nos dados originais e parâmetros previsíveis de ensaios de
campo tipo SPTT, DMT e CPT. Isto foi alcançado com resultados de uma área de
testes localizada dentro da bacia de recalques de uma escavação (Local A) e de
uma outra livre das interferências causadas por esta mesma escavação (Local B),
relativa a um túnel existente na cidade de Brasília, Brasil. Os ensaios de
campo foram executados em distintas épocas do ano (chuvosa e seca), permitindo
o estabelecimento dos efeitos da variação sazonal, ou umidade do solo, nos
resultados citados anteriormente. As análises mostraram que as influências do
estado de tensão pós-construção em investigações de campo devem ser de alguma
maneira consideradas no projeto de túneis, enquanto que a sazonalidade não
parece causar apreciáveis diferenças de engenharia nos parâmetros de
projeto.
SYNOPSIS – The paper presents a discussion of the isolated
and simultaneous effect of both field stress state and moisture content (or
suction) variations of the soil on the original data and predicted geotechnical
parameters from SPTT, DMT and CPT in situ tests. This was accomplished with
results from a test site located inside the settlement trough of an excavation
(Location A) and from a location free from the interferences caused by this
same excavation (Location B) related to an existing tunnel in the city of
Brasília, Brazil. The field tests were carried out at distinct (rainy and dry)
seasons of the year, allowing the establishment of the effects of the season
variability, or soil moisture content, on the aforementioned results. The analyses
have shown that post-construction stress state influences on site
investigations should somehow be considered in tunnel design projects, whereas
seasonality does not appear to cause appreciable engineering differences
on design parameters.
PROCESSOS
EROSIVOS ACELERADOS: COMPORTAMENTO TEMPORAL E ESPACIAL DE VOÇOROCA
Accelerated
erosion processes: temporal and spatial behaviour of gully
Marcilene Dantas Ferreira
Osni José Pejon
RESUMO – Este
trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma análise dos processos
erosivos acelerados, em termos da variabilidade temporal e espacial, existentes
e da evolução das feições erosivas da bacia do córrego do Tucum, subdividida em
sub-bacias, e tendo como substrato rochoso os arenitos da Formação Pirambóia,
na cidade de São Pedro, estado de São Paulo, Brasil. O estudo considerou os
fatores que influenciaram na origem e evolução destas feições por meio de:
fotointerpretação, ensaios laboratoriais e de campo; e trabalhos de campo para
mapeamento dos materiais geológicos (inconsolidados e rochosos), cadastro das
feições e uso e ocupação. As feições
foram enquadradas em diferentes estágios evolutivos e para as sub-bacias
foram obtidos os valores de vazão de pico (Qp), tempo de concentração (tc) e
tempo de pico (Tp). Os resultados de estudos de campo e laboratoriais
permitiram classificar os materiais inconsolidados como arenosos, e foram
individualizadas 14 unidades em função do arranjo espacial de 15 diferentes
tipos. Os resultados permitem concluir que o conhecimento dos aspectos
relativos aos componentes do meio ambiente, como os materiais inconsolidados, a declividade,
landform, uso e ocupação e índices pluviométricos são fundamentais, pois
permitem compreender a variabilidade temporal e espacial dos processos
erosivos. Quando estes conhecimentos são combinados com as características das
técnicas de manejo ambiental, controle, recuperação e preventivas, proporcionam
a formulação de medidas mais adequadas e eficazes, evitando assim gastos
repetitivos e perdas econômicas e ambientais.
SYNOPSIS – This
work presents an analysis of the accelerated erosion processes and their
evolution in terms of temporal and spatial variability in the Tucum stream basin,
subdivided into sub basins, supported by sandstones of the Pirambóia Formation,
in the state of
MODELAÇÃO DE UMA ARGILA – VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL
Modelling of a clay – Experimental validation
Paulo
José da Venda Oliveira
Luís
Joaquim Leal Lemos
RESUMO – Neste
trabalho apresentam-se os resultados experimentais obtidos com a argila de
Santa Clara num estado reconstituído com o objectivo de se verificar a sua
possível modelação. Após breve discussão dos modelos Cam Clay, Cam Clay
Modificado (estabelecidos para condições isotrópicas) e Melanie (baseado em
condições Ko), são analisados os resultados de duas séries de ensaios drenados,
confrontando-se a zona de início de cedência de cada provete com a superfície
de plastificação preconizada pelos respectivos modelos. Complementarmente,
testa-se a adequabilidade das leis de fluxo preconizadas pelos modelos ao
comportamento do solo. Finalmente,
com base nos resultados experimentais da argila de Santa Clara apresenta-se uma
proposta para a Superfície de Estado Limite global.
SYNOPSIS – In this work it
is presented the experimental results on remoulded samples of Santa Clara
clay and studied the possibility of using existing numerical models,
namely: hardening elastic-plastic models, using isotropic consolidation
(Cam-Clay, Modified Cam-Clay); and using Ko consolidation (Melanie
model). The yield surface and the flow rule of the models are evaluated.
Finally, with the experimental results of
Encapsulamento de um
Solo Contaminado por Óleo Diesel
Encapsulation
of a soil contaminated by diesel oil
Karla Salvagni Heineck
Nilo Cesar Consoli
Rodrigo Caberlon Cruz
Alexandre Knop
RESUMO – Ensaios de lixiviação em coluna,
condutividade hidráulica em permeâmetro de parede flexível, ensaios de
compressão não-confinada e fotomicrografia foram realizados com o objetivo de
avaliar a eficiência da remediação de um solo residual do arenito Botucatu
(SRAB) contaminado por hidrocarbonetos através do método de
solidificação/estabilização, por meio da adição do cimento de Portland. Como
resultado do programa de ensaios, o método foi considerado eficiente apenas
para quantidades pequenas do óleo no solo contaminado.
SYNOPSIS – Leaching test,
hydraulic conductivity in flexible-wall permeameter, unconfined compressive
strength tests (UCS) and petrographic microscopy were carried out in order to
evaluate the efficiency of remediation in a Botucatu residual sandstone soil
(BRS) contaminated by diesel oil, through solidification/stabilization method
by means of Portland cement addition. The method was considered efficient just
for small oil amounts on the contaminated soil.
UM MODELO DE GESTÃO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS PÓS-CONSUMO
A pattern for the post-consumption industrial
wastes management
Jayme de Oliveira Campos
Denise Antunes da Silveira
RESUMO – Alguns resíduos
sólidos domiciliares podem conter substâncias químicas tóxicas, as quais estão presentes em
materiais provenientes de resíduos industriais pós-consumo, como por exemplo, as lâmpadas fluorescentes, as pilhas e as baterias.
Esses materiais contém em suas composições metais pesados, que podem causar um alto
grau de toxicidade, bioacumulação e persistência no meio ambiente, causando
preocupações ambientais e prejuízos para a saúde humana. Outro resíduo
industrial pós-consumo que freqüentemente causa enorme prejuízo ambiental, se
disposto inadequadamente (cursos d’água, rios e voçorocas, por exemplo), são os
pneus inservíveis. Esta pesquisa pretendeu esclarecer qual o destino final
fornecido para esses resíduos industriais pós-consumo na cidade de Rio Claro,
Estado de São Paulo, Brasil. Foi empregada a metodologia de preenchimento de
questionários, em residências previamente escolhidas e em estabelecimentos que
comercializam os produtos citados. Em posse dos resultados finais, elaborou-se
um modelo de gestão para a correta destinação dos produtos enfocados.
SYNOPSIS – Some of solid domestic wastes may contain toxic
chemicals substances, which are present in several materials coming from the
post-consumption industrial wastes, for example, the fluorescent lamps, the
piles and the batteries. These products contain heavy metals in their
composition, which can cause a high degree of toxicity, bioaccumulation, and
persistence in the environment, causing environmental apprehension and damage
to the human health. Another post-consumption industrial wastes that frequently
cause an enormous environmental damage, if inadequately disposed (running
water, streams and erosion sites, for example) are the worn out tires. This
research had the intention to clarify the final disposal for the
above-mentioned post-consumption industrial wastes in
CARTA DE
RISCO DE DANO POR COLAPSO DE SOLOS PARA A ÁREA URBANA DE ILHA SOLTEIRA (sp), NA
ESCALA 1:10.000
Soil
collapse risk chart for Ilha Solteira urban area (SP) at 1:10.000 scale
Cíntia Magda Gabriel de Oliveira
Roger Augusto Rodrigues
José Augusto de Lollo
RESUMO – Solos de comportamento
colapsível cobrem cerca de 70% do
território do estado de São Paulo. Em Ilha Solteira a presença tais solos tem
sido responsável por diversos tipos de danos em edificações. Além das
características próprias do solo, a ruptura de canos de água e esgoto tem sido
o principal evento desencadeador de processos de colapso de solos. Nesse trabalho
foram produzidas cartas de cadastramento e zoneamento de risco de colapso de
solos com base em fatores naturais e induzidos. Os fatores naturais foram
identificados e classificados com base em levantamentos de campo, ensaios in
situ (SPT) e ensaios de laboratório (compressão confinada), permitindo a
definição da probabilidade de ocorrência de colapso. Fatores induzidos foram
avaliados a partir nas características dos dutos e sua susceptibilidade à
ruptura em termos do material de fabricação do duto, sua idade e pressão
submetida. Graus de dano foram identificados com base nos danos sofridos pelas
edificações e os custos necessários à sua reparação. Os resultados mostram
diferentes graus de risco de colapso de solo para parcelas bem definidas da
área urbana de Ilha Solteira (SP).
SYNOPSIS – More than 70% of