3 Editorial Direcção
5 Avaliação do papel das condições de ensaio na definição da resistência ao arranque dos reforços M. Lurdes Lopes e M. Ladeira
17 Aterros de solos argilosos rijos e rochas brandas E. Maranha das Neves
35 Modelação física da contaminação de solos por poluentes miscíveis em água M.A. Gonçalves da Silva
51 Contribuição da vegetação para a estabilidade de taludes. Parte I – Enquadramento geral A.A. Mendonça e A. Silva Cardoso

EDITORIAL

No número 78 da Revista GEOTECNIA, a Direcção achou conveniente levar a efeito uma reformulação do aspecto gráfico da Revista. Nesse sentido, lançou um apelo aos subscritores desta publicação para se pronunciarem sobre esta proposta e apresentarem sugestões sobre eventuais alterações a introduzir no seu formato gráfico exterior. Posteriormente, em Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, seriam apresentadas soluções aos sócios tendo em consideração as opiniões entretanto surgidas.

Durante o período que decorreu entre a distribuição da referida Revista e a Assembleia Geral da SPG realizada em 1998, foram recebidas opiniões de sócios que apontavam, na sua generalidade, para a manutenção do formato exterior da Revista GEOTECNIA. Receberam-se, no entanto, sugestões no sentido de se prosseguir com a melhoria do processo de edição, na sequência do esforço empreendido pela actual Direcção, em que se procedeu a um processamento automático de texto e figuras e a uma alteração do aspecto interior da publicação.

Procurou-se, pois, respeitar a vontade dos sócios e manter, em geral, o formato gráfico exterior da Revista. Procedeu-se a algumas alterações que se traduziram pela eliminação das fichas elaboradas para cada um dos artigos ou nota técnicas publicadas. No entanto, ficará disponível na Internet (WWW.LNEC.pt/ver-geo/) uma base de dados que contém informação sobre todas as Revistas já publicadas. A base de dados estará ainda disponível no equipamento informático da Sociedade para todos os sócios da SPG, ou será fornecida por "E.mail" aos sócios que a requisitarem.

A DIRECÇÃO


AVALIAÇÃO DO PAPEL DAS CONDIÇÕES DE ENSAIO NA DEFINIÇÃO DA RESISTÊNCIA AO ARRANQUE DOS REFORÇOS

Role of test conditions on the pull-out resistance of reinforcements

M.. LURDES LOPES

M. LADEIRA

RESUMO - A influência de algumas condições de ensaio na definição da resistência ao arranque dos reforços é avaliada através da análise dos resultados de dez ensaios de arranque realizados num equipamento de grandes dimensões. Os materiais utilizados foram um solo granular e uma geogrelha uniaxial em PEAD. Os parâmetros considerados foram o comprimento e a largura da amostra, a altura de solo acima e abaixo do reforço e a existência, ou não, de uma manga na parede frontal do equipamento. Algumas conclusões são formuladas, particularmente no que se refere à fiabilidade dos valores da resistência ao arranque de reforços definidos com base em condições de ensaio distintas.

SYNOPSIS - The role of test conditions on the pull-out resistance of reinforcements is studied based in the results of ten pull-out tests carried out in a large dimension equipment. The materials used are a granular soil and a HDPE uniaxial geogrid and the analysed parameters are the specimen length and width, the soil height placed around the specimen and the existence of a sleeve in the frontal wall of the box. Some conclusions are written, particularly in what concerns the validity of reinforcements pull-out resistance measured by pull-out tests carried out with different test conditions.


ATERROS DE SOLOS ARGILOSOS RIJOS E ROCHAS BRANDAS

Embankments of hard clayey soils and soft rocks

E. MARANHA DAS NEVES

Resumo - A problemática dos aterros construídos com solos argilosos rijos e rochas de baixa resistência raramente é abordada na bibliografia da especialidade. No entanto, é de interesse e de importância crescentes na engenharia geotécnica. No presente trabalho apresenta-se o estado da arte nesta matéria, cobrindo áreas que vão desde a concepção às técnicas construtivas e de controlo, passando pela modelação do comportamento das estruturas construídas com estes materiais e pelos ensaios necessários para a caracterização mecânica destes últimos. É apresentada uma classificação baseada na granulometria dos materiais a qual constitui um útil enquadramento para projecto deste tipo de aterros. É dada especial atenção aos fenómenos de colapso e fluência.

Synopsis - The problems associated with the use of hard clayey soils and soft rocks in fills and embankments is hardly tackled in the geotechnical literature. However this is a matter of increasing interest and importance in geotechnique. In this paper a state-of-art on this matter is presented. It covers design, construction and control techniques, testing, modelling the behaviour of structures constructed with this type of materials. A granulometric classification is introduced allowing an useful framework to be adopted when designing this type of fills. Particular attention is given to collapse and creep phenomena.


MODELAÇÃO FÍSICA DA CONTAMINAÇÃO DE SOLOS POR POLUENTES MISCÍVEIS EM ÁGUA

Physical modelling of soil pollution by water miscible contaminants

M.A. GONÇALVES DA SILVA

RESUMO - É apresentado o problema de poluição de solos por contaminantes dissolvidos em água, com breve referência, também, a casos de multi-fase, no contexto de projecto europeu. São estabelecidas as condições de semelhança exigíveis para validação da modelação física em centrifugadora geotécnica. Examinam-se problemas na aplicabilidade da lei de Darcy e na ascensão capilar em meios não saturados. Descrevem-se sensores de resistividade e fotométricos desenvolvidos na Univ. Cambridge e usados na detecção das plumas poluentes. Faz-se súmula de resultados de ensaios para solos saturados e dois tipos de solutos poluentes, orgânico e inorgânico, e introduz-se o problema do estudo de fenómenos de capilaridade em centrifugadora. Enquadram-se os problemas na temática da calibração de modelos computacionais.

SYNOPSIS - Pollution of soils by miscible contaminants is presented both for saturated and unsaturated soils. Similarity conditions required for modelling the corresponding phenomena in geotechnical centrifuges are presented and discussed. Instrumentation developed in the Univ. of Cambridge and currently used at LNEC, in the project NECER of the European Program TMR, is described. Results obtained on the pos-leakage evolution, spatial and temporal, of contaminated plumes of organic and non-organic solutes are shown. The results are commented in the framework of callibration of computational models as well as within the development of recent theories for percolation in disordered media.


CONTRIBUIÇÃO DA VEGETAÇÃO PARA A ESTABILIDADE DE TALUDES. PARTE I – ENQUADRAMENTO GERAL

Vegetation contribution on the slope stability. Part I - Introduction

ANTÓNIO AGOSTINHO MENDONÇA

ANTÓNIO SILVA CARDOSO

RESUMO - Descreve-se e atribui-se uma valorização aos efeitos da vegetalização dos taludes e faz-se uma apreciação das características da vegetação que condicionam cada um desses efeitos. Estuda-se o papel da vegetação, e particularmente das raízes, na estabilização dos taludes. O efeito de reforço das raízes é analisado com certo pormenor, desenvolvendo-se um modelo conceptual para a sua consideração na avaliação da estabilidade dos taludes vegetalizados. O modelo entra em linha de conta com a quantidade e as dimensões das raízes e, também, com as suas resistências à tracção e ao arranque.

SYNOPSIS - The effects of vegetation on slopes are described and qualified and the conditioning characteristics of the vegetation on each of these effects are appreciated. The stabilizing role of the vegetation and particularly of the roots is studied. The reinforcing effect of the roots is analised in detail and a conceptual model for its consideration on the evaluation of stability of slopes is developed. The model takes into account the quantity and dimensions of the roots and their tension and pull-out strengths.