Desde 1960 que o LNEC dispõe de equipamentos para ensaios sísmicos sobre modelos físicos. Primeiro equipou-se com um vibrador electromecânico Goodman e respectivos acessórios, destinado a ensaios dinâmicos sobre modelos de pequenas dimensões.
A partir de 1973 instalou duas plataformas de ensaios dinâmicos para modelos de médias dimensões, destinadas a ensaios segundo a direcção horizontal e vertical. O controlo destas plataformas era feito através do computador DEC-10.
Vibrador Goodman, num ensaio dinâmico de um depósito
elevado (década de 60)
Finalmente, a partir de 1989 (Memória 757) o LNEC projectou e instalou uma plataforma sísmica triaxial (+ inf.) de grandes dimensões e que constitui uma instalação de excelência a nível europeu, fazendo parte, desde 1994, das Grandes Instalações Europeias de Investigação, permitindo executar ensaios em trs direces.
Esta instalação é constituída pela plataforma propriamente dita e por três paredes estruturais aptas a suportar forças horizontais.
Plataforma de ensaios sísmicos triaxial (actual)(+ inf.)
Esta instalação especial tem sido utilizada por investigadores de vários países, em particular os situados em regiões de elevada sismicidade. A actividade do LNEC nesta área da ciência tem por finalidade a redução da vulnerabilidade sísmica do edificado, tanto antigo como moderno, contribuíndo para a mitigação do risco sísmico, tanto mais que é inevitável a ocorrência de sismos naquelas regiões.
Mesa Sísmica (1992) que simula a actuação dos
sismos: Agadir (1960), Fukui (1948) e Lisboa (1755).
(ver vídeo). Demonstrao apenas do sismo de Lisboa.