Engenharia Sísmica

Desde 1960 que o LNEC dispõe de equipamentos para ensaios sísmicos sobre modelos físicos. Primeiro equipou-se com um vibrador electromecânico Goodman e respectivos acessórios, destinado a ensaios dinâmicos sobre modelos de pequenas dimensões.

A partir de 1973 instalou duas plataformas de ensaios dinâmicos para modelos de médias dimensões, destinadas a ensaios segundo a direcção horizontal e vertical. O controlo destas plataformas era feito através do computador DEC-10.


Vibrador Goodman

Ensaio dinâmico de um modelo de
pilar da Ponte 25 de Abril em Lisboa, com
Vibrador Goodman, 1964


Vibrador Goodman, num ensaio dinâmico de um depósito
elevado (década de 60)

Finalmente, a partir de 1989 (Memória 757) o LNEC projectou e instalou uma plataforma sísmica triaxial (+ inf.) de grandes dimensões e que constitui uma instalação de excelência a nível europeu, fazendo parte, desde 1994, das Grandes Instalações Europeias de Investigação, permitindo executar ensaios em trs direces.


Plataforma de ensaios sísmicos
unidireccional (1973)

Vibrador de grande potência destinado
a ensaios de vibração forçada
em edifícios e barragens (década de 70)

Esta instalação é constituída pela plataforma propriamente dita e por três paredes estruturais aptas a suportar forças horizontais.


Plataforma de ensaios sísmicos triaxial (actual)(+ inf.)

Esta instalação especial tem sido utilizada por investigadores de vários países, em particular os situados em regiões de elevada sismicidade. A actividade do LNEC nesta área da ciência tem por finalidade a redução da vulnerabilidade sísmica do edificado, tanto antigo como moderno, contribuíndo para a mitigação do risco sísmico, tanto mais que é inevitável a ocorrência de sismos naquelas regiões.


Mesa Sísmica (1992) que simula a actuação dos
sismos: Agadir (1960), Fukui (1948) e Lisboa (1755).
(ver vídeo). Demonstrao apenas do sismo de Lisboa.