Ponte Suspensa sobre o Rio Tejo – Estrutura metálica (aço)
Comprimento total de 2278 m
Vão central de 1013 m
Viga de rigidez contínua, em treliça, com 21 m de largura
Torres com fundação por caixão aberto submersível; a fundação da torre Sul situa-se 83m abaixo do nível da preiamar de águas vivas.
A ponte foi concebida e projectada durante a década de 60, e foi prevista as sua construção em duas fases:
A primeira fase correspondeu à instalação do tabuleiro rodoviário com 4 vias de circulação
A segunda fase correspondeu ao alargamento da plataforma rodoviária existente e à instalação de uma plataforma ferroviária na corda inferior da viga de rigidez
Torres com fundação por caixão aberto submersível; a fundação da torre Sul situa-se 83m abaixo do nível da preiamar de águas vivas.
A primeira fase da construção foi terminada em 1966
Em 1999 foi alargada a plataforma da rodoviária para 6 vias, tendo sido também acrescentada a plataforma ferroviária
Adição da plataforma ferroviária e alargamento da plataforma rodoviária
Os projectistas (Steinman, Boyton, Gronquist & Birdsall) adoptaram uma solução diferente da que tinha sido projectada na década de 60 – envolvendo principalmente a adição de novos cabos de suspensão externamente ancorados, para suportar as cargas adicionais.
Instalação de novos cabos de suspensão, com um diâmetro de 350 mm
Instalação de novos pendurais de suspensão colocados a cada 23m, entre os já existentes
Instalação de elementos adicionais na corda inferior para a montagem da ferrovia
Reforço da corda superior e das diagonais próximo das áreas de apoio
As torres não tiveram de ser reforçadas
Colocação de novos apoios nos pontos de desvio do novo cabo de suspensão
Plataforma com 6 vias de rodagem na corda superior da viga de rigidez
Plataforma ferroviária na corda inferior da viga de rigidez