As principais actividades de investigação iniciadas na Secção de Estruturas foram desde cedo bem delineadas. A tese sobre "O Dimensionamento de Estruturas", de Ferry Borges, 1954, ocupava-se nomeadamente da teoria estatística de estruturas e do tratamento da aleatoriedade das acções e do comportamento estrutural, um trabalho pioneiro a nível mundial, e veio a determinar as linhas de actividade científica e técnica desenvolvidas ao longo das décadas seguintes. De entre estas linhas, destacam-se em particular as relativas ao betão armado e pré-esforçado, à engenharia sísmica (+ inf.) e à segurança estrutural.
A laje de ensaios era considerada a melhor da Europa na década de 50. É aqui que são efectuados importantes estudos no domínio das estruturas de betão armado, em resultado do aparecimento no mercado de armaduras especiais.
Na década de 70 predominam novas preocupações no campo das estruturas de betão armado, em particular o seu comportamento sísmico.
Na década de 90 a Sala de Ensaios de Estruturas sofre uma profunda reestruturação, traduzida pela modernização geral de todos os equipamentos e pela organização em três unidades laboratoriais dispondo de um sistema de gestão da qualidade devidamente acreditado.