As actuais instalações físicas do LNEC, que constituem o seu “campus”, na Av. do Brasil, em Lisboa, são o resultado da satisfação de uma necessidade, quase permanente, de alargar a sua intervenção primeiro quando do importante programa de obras públicas previstas para Portugal após a Segunda Guerra Mundial, depois com o desenvolvimento do Ultramar Português e por fim em resultado da integração do País na Comunidade Europeia.
Página do Diário do Ministro das Obras Públicas, Engº José Frederico Ulrich,
relatando a publicação do decreto-lei da criação do Laboratório de Engenharia Civil
Criado em 1946, através do Decreto-Lei nº 35 957 de 19 de Novembro, engloba nos seus serviços dois organismos com vocações díspares, mas complementares: o Laboratório de Ensaio e Estudo de Materiais que, a funcionar desde 1898 no Ministério das Obras Públicas, se tornara o depositário de uma sólida experiência laboratorial e o Centro de Estudos de Engenharia Civil do Instituto para a Alta Cultura que, fundado em 1942 e sediado no Instituto Superior Técnico, constituía uma unidade de investigação científica com um activo grupo de especialistas e investigadores.
Esta dupla vertente, a da investigação e a da experimentação, iria enformar, decisivamente, o futuro desenvolvimento do LNEC. Desde logo chamado a colaborar na prossecução de objectivos nacionais, designadamente nos programas de obras públicas (barragens, vias de comunicação, hidráulica fluvial e marítima, grandes estruturas), e com uma perspectiva de transferência de tecnologia para todo o País, depressa se encontrou em condições de poder exportar os conhecimentos adquiridos e de estabelecer múltiplos contactos internacionais.
O LNEC teve de lutar durante cinco anos, até 1952 (ano da inauguração das suas instalações definitivas), com uma grande dispersão de instalações: o Laboratório de Ensaio e Estudo de Materiais no Edifício da Alfândega (junto ao Tejo); o Centro de Estudos de Engenharia Civil (primeiro numa cave do Edifício da Química e depois no pavilhão da Exposição de Obras Públicas) nos terrenos do Instituto Superior Técnico; e ainda o Pavilhão da Divisão da Hidráulica sito nos terrenos da Av. do Brasil (antiga Alferes Malheiro).
Moldes para o modelo da Barragem da Venda Nova (LEC)
Barragem da Venda Nova, já na década de 60
Modelo de ensecadeira de montante da Barragem de Castelo de Bode
Deflectómetros montados para a determinação de deslocamentos tangênciais (LEC)
Máquina universal Losenhausen de 100 toneladas para
ensaios estáticos e dinâmicos (LEEM)