Breve introdução histórica

As actuais instalações físicas do LNEC, que constituem o seu “campus”, na Av. do Brasil, em Lisboa, são o resultado da satisfação de uma necessidade, quase permanente, de alargar a sua intervenção primeiro quando do importante programa de obras públicas previstas para Portugal após a Segunda Guerra Mundial, depois com o desenvolvimento do Ultramar Português e por fim em resultado da integração do País na Comunidade Europeia.

Página do Diário do Ministro das Obras Públicas, Eng. José Frederico Ulrich
Página do Diário do Ministro das Obras Públicas, Engº José Frederico Ulrich, relatando a publicação do decreto-lei da criação do Laboratório de Engenharia Civil

Criado em 1946, através do Decreto-Lei nº 35 957 de 19 de Novembro, engloba nos seus serviços dois organismos com vocações díspares, mas complementares: o Laboratório de Ensaio e Estudo de Materiais que, a funcionar desde 1898 no Ministério das Obras Públicas, se tornara o depositário de uma sólida experiência laboratorial e o Centro de Estudos de Engenharia Civil do Instituto para a Alta Cultura que, fundado em 1942 e sediado no Instituto Superior Técnico, constituía uma unidade de investigação científica com um activo grupo de especialistas e investigadores.

Esta dupla vertente, a da investigação e a da experimentação, iria enformar, decisivamente, o futuro desenvolvimento do LNEC. Desde logo chamado a colaborar na prossecução de objectivos nacionais, designadamente nos programas de obras públicas (barragens, vias de comunicação, hidráulica fluvial e marítima, grandes estruturas), e com uma perspectiva de transferência de tecnologia para todo o País, depressa se encontrou em condições de poder exportar os conhecimentos adquiridos e de estabelecer múltiplos contactos internacionais.

O LNEC teve de lutar durante cinco anos, até 1952 (ano da inauguração das suas instalações definitivas), com uma grande dispersão de instalações: o Laboratório de Ensaio e Estudo de Materiais no Edifício da Alfândega (junto ao Tejo); o Centro de Estudos de Engenharia Civil (primeiro numa cave do Edifício da Química e depois no pavilhão da Exposição de Obras Públicas) nos terrenos do Instituto Superior Técnico; e ainda o Pavilhão da Divisão da Hidráulica sito nos terrenos da Av. do Brasil (antiga Alferes Malheiro).

Alguns estudos desenvolvidos entre 1947 e 1952, no âmbito das Barragens


Moldes para o modelo da Barragem da Venda Nova (LEC)


Barragem da Venda Nova, já na década de 60


Modelo de ensecadeira de montante da Barragem de Castelo de Bode
Deflectómetros montados para a determinação de deslocamentos tangênciais (LEC)


Máquina universal Losenhausen de 100 toneladas para
ensaios estáticos e dinâmicos (LEEM)