Chefia

   Actividades
   Trabalhos
   Publicações
   R. Humanos
   Equipamentos
   História
   Divulgação
   Downloads
   Apontadores 

 

ACTIVIDADES

 

Este sector desenvolve actividade de investigação científica e desenvolvimento tecnológico nos diversos domínios da Engenharia Sísmica e na manutenção e exploração de duas plataformas sísmicas (triaxial e uniaxial). Grande parte dos estudos são realizados em colaboração com outras instituições Europeias de investigação.

O objectivo principal da actividade actualmente em curso consiste no apoio ao desenvolvimento de estratégias de mitigação do risco sísmico em Portugal e na Europa. Este objectivo é concretizado através de um conjunto (mais de 50) de projectos de investigação de âmbito Nacional e Europeu de natureza interdisciplinar nos diferentes domínios de engenharia sísmica. O resultado final destes estudos contribui não só para o melhor conhecimento de toda a fenomenologia ligada à acção dos sismos sobre as construções, mas também para a definição de normas e disposições regulamentares de apoio ao dimensionamento sísmico (projecto de construções novas e reforço de existentes) das estruturas.

As principais áreas de actividade dos estudos actualmente em curso podem sistematizar-se da seguinte forma:

1 - Estudos experimentais

 

 

O LNEC dispõe de uma instalação experimental de grande dimensão (uma das maiores da Europa) para ensaios sísmicos de estruturas, cuja construção foi financiada pela União Europeia. Nesta instalação existe uma plataforma sísmica triaxial capaz de simular sismos de grande intensidade e na qual se realizam estudos experimentais para o estudo dos efeitos da acção sísmica nas estruturas.

 

2 - Caracterização da acção sísmica. Sismicidade e risco sísmico

 

a) Caracterização probabilística da acção sísmica.

b) Efeitos de sítio (influência da geotecnia local - em colaboração com o Departamento de Geotecnia).

c) Avaliação da perigosidade e risco sísmico em Portugal.

d) Desenvolvimento de cenários de risco na Europa. Catálogos e zonamento.

e) Desenvolvimento de um simulador de Cenários Sísmicos, constituído por um pacote de rotinas integradas num Sistema de Informação Geográfica, para avaliação do risco sísmico em Portugal.

 

3 - Vulnerabilidade sísmica de estruturas de edifícios

 

a) Avaliação da vulnerabilidade (relações dano-intensidade sísmica) de estruturas ou de tipologias construtivas.

b) Estudo de soluções para reabilitação e reforço com vista à redução da vulnerabilidade de estruturas ou de tipologias construtivas.

c) Validação experimental de soluções de reforço.

d) Desenvolvimento de modelos custo-benefício para avaliação económica de estratégias de intervenção.

e) Avaliação do parque edificado em Portugal: caracterização de tipologias construtivas e sistemas estruturais. Distribuição geográfica de tipologias.

4 - Regulamentação

a) Contribuição para a aplicação do Eurocódigo 8 (norma Europeia para dimensionamento sísmico de estruturas) em Portugal.

b) Revisão da actual regulamentação nacional para dimensionamento sísmico de estruturas.

c) Recomendações específicas para o projecto de estruturas especiais (hospitais, etc) - períodos de retorno, coeficientes de comportamento, disposições construtivas especiais.

d) Recomendações específicas para estruturas não abrangidas (ou pouco cobertas) pela actual regulamentação Nacional ou pelo Eurocódigo 8 (ex: lajes fungiformes, estruturas pré-fabricadas, etc).

e) Recomendações específicas para reabilitação e reforço sísmico de estruturas.

f) Secretariado do CEN/TC250/SC8.

 Copyright © 2005 - NESDE

Última actualização: 24-10-2006

Comentários ou sugestões